O que é um Arduino e o que pode ser feito com ele? O arduino é uma placa fabricada na Itália utilizada como plataforma de prototipagem eletrônica que torna a robótica mais acessível a todos. Ele pode ser usado para o desenvolvimento de objetos interativos independentes, ou ainda para ser conectado a um computador hospedeiro.
O que é um Arduino
É uma placa de controle de entrada de dados (IN). Por exemplo sensores e saída de dados (OUT), por exemplo atuadores, com é o caso de motores e leds.
Possui ainda um regulador de tensão de 5 V, um botão de reset, um conector de alimentação, pinos conectores, LEDs e uma entrada de ligação USB. Quando ligado através de USB o Arduino não necessita alimentação externa.
EM termos de alimentação external esta pode variar entre 7 a 12 V.
O Arduino tem um conjunto de pinos de entrada e saída.
Para começar é necessário uma placa Arduíno, sensores e atuadores. Uma vez que o Arduíno pode ser ligado por
USB a um computador, basta, utilizar o software Arduíno IDE de modo a poder criar códigos de carrega-los diretamente na placa .
Em termos de software o Arduino pode ter funcionalidades desenvolvidas por meio da linguagem C/C++, que utiliza uma interface gráfica escrita em Java. As funções IDE do Arduino permitem o desenvolvimento de software que possa ser executado pelo dispositivo.
É aí que entram ideias como a automação de casas. Acender luzes por meio da controladora ou projetos mais ousados como o Biometric Security Toy Box. Que une a biometria mais especificamente, a ideia do novo sensor de identidade digital da Apple, o Touch ID do iPhone 5S, ao Arduino.
Onde comprar?
Compre Arduino, componentes eletrônicos e ferramentas na Tecnotronics. Os preços são ótimos, a agilidade é matadora e as entregas são feitas para todo o Brasil.