Como instalar o Windows IoT no Raspberry Pi no post de hoje irei dar o passo a passo.
Os Raspberry Pi 2 e 3 contam com suporte oficial da Microsoft e podem rodar o Windows IoT, uma versão do Windows 10 específica para aplicações e projetos construídos em torno do conceito de Internet das Coisas.
O suporte oficial garante a desenvolvedores acesso a documentação e produtos da Microsoft, como a Cortana, novidade que chegou ao Windows IoT na atualização Creators Update.
Como instalar o Windows IoT no Raspberry Pi Passo a Passo
Passo 1. A maneira mais fácil de instalar o Windows IoT em um Raspberry Pi é usando o Windows IoT Core Dashboard. Baixe e instale o aplicativo no seu PC.
Passo 2. Depois da instalação concluída, abra o Windows IoT Core Dashboard em seu PC. Em seguida, clique em “Configurar um novo dispositivo”.
Passo 3. Na nova tela, defina o “Tipo de Dispositivo” como Raspberry Pi 2 ou 3. Selecione a versão mais recente do IoT disponível e certifique-se de que seu cartão microSD está selecionado em “Unidade”.
Passo 4. Será obrigatório que você defina uma senha de administrador. Em seguida, aceite os termos e clique em “Baixar e Instalar”.
Passo 5. O download e instalação serão iniciados. Basta aguardar.
Passo 6. Depois de alguns minutos, você verá uma mensagem de confirmação. Em seguida, o Windows copiará os arquivos para o cartão microSD.
Passo 7. Quando chegar na tela mostrada na imagem acima, seu cartão estará pronto para voltar para o Raspberry Pi.
Diferente do Windows 10 para desktops a edição IoT do sistema, conta com interface bem simples e um processo de configuração. Consiste apenas na seleção de idioma e definição de configurações de rede.
Assim que você conectar o Raspberry Pi com Windows IoT à sua rede, será possível encontra-lo no Windows IoT Core Dashboard como mostra a imagem acima.